O local é considerado histórico e turístico pois foi ali que tombou, em 1894, o general revolucionário Gumercindo Saraiva, morto em combate durante a Revolução Federalista. No dia 10 de agosto morreu com um tiro no tórax, de tocaia, antes de iniciar a Batalha do Carovi, no lugar que ficou conhecido como Capão da Batalha.
Numa guerra de barbáries em ambos os lados, dois dias depois de enterrado, no cemitério Santo Antônio de Capuchinhos, atual município de Itacurubi, seu corpo foi retirado da cova, teve a cabeça decepada e levada em uma caixa de chapéus ao governador Júlio de Castilhos em forma de troféu. Seu corpo, mais tarde, foi levado e sepultado no cemitério municipal de Santa Vitória do Palmar, sem a cabeça.
No passeio até o local você irá conhecer a imensidão dos campos e conhecer o local e os monumentos erguidos em homenagem ao general Gumercindo Saraiva. Um pequeno bosque no meio de uma ampla coxilha, com velhas figueiras, dão origem a uma sanga de água laranja-avermelhada, local místico onde dizem ter sido o real local da morte do general Gumercindo Saraiva.
Compartilhe este conteúdo: