Quem chega a Jaguari ou está de passagem pela entrada do município, tem a oportunidade de vislumbrar o imponente pórtico localizado no acesso junto da BR-287. Inaugurado no ano 2000, a construção representa a robustez do povo Jaguariense. O nome da cidade estampado na sua face tem muito mais significado do que informar sua denominação. Ele faz também um resgate da sua etimologia. Já que a palavra que também nomeia o rio local, remete às onças que povoaram as matas, sendo, na língua dos Índios Tapes que habitavam a região, como Rio das Onças.
Além disso, o brasão do munícipio também está estampado na parte frontal do pórtico, onde destacam-se as palavras “Pela Pátria”, remetendo como um incentivo de que tudo deve ser feito pelo bem da terra onde se vive.
Na outra face, vista por quem trafega no sentido de deixar o município, o destaque é para a frase em Latim “PERMANEAT ANIMUS LAPIDE PERENNIUS”, que significa “Permaneça o Espírito mais PERENE que a Pedra” representando uma afirmação da autoestima dos Jaguarienses, da crença coletiva num futuro cada vez mais próspero. Uma bela obra, com absoluta certeza.
Compartilhe este conteúdo: